O secretário municipal de Segurança Pública de São João da Barra, Anderson Campinho, convocou e conduziu reunião com outras secretarias e órgãos, na tarde de terça-feira (10) para discutir medidas preventivas e estratégias para o caso de transbordo do rio Paraíba do Sul. Pela manhã, o nível do rio havia atingido 6,05m, o que significa 95 centímetros abaixo da cota de transbordo no distrito de Barcelos, que é de 7m, e 1,45m abaixo do nível de cheia na área do centro da cidade, que é de 7,5m.
Abrindo a reunião, Campinho pediu que o coordenador de Defesa Civil, Marcos Sá, fizesse uma exposição do quadro hidrológico das últimas horas na região. Ao que ele atendeu, expondo um amplo panorama sobre o comportamento dos rios da bacia do Paraíba do Sul na região, como o Muriaé e o Pomba, dentre outros. Sá destacou que a situação era de alerta, exigindo a atenção de todos.
Em seguida, Campinho solicitou que fossem sugeridas medidas a serem adotadas diante do quadro. As sugestões incluíram o monitoramento contínuo e constante do nível do rio, bem como o de seus afluentes, e o comportamento hidrológico nas áreas de cabeceiras, em especial nos estados de São Paulo e Minas Gerais, onde nascem muitos dos afluentes. Destaque para ação imediata na margem direita do rio em Barcelos, com reforço do dique, para evitar o transbordo, e instalação de material de proteção.
Também reforça as medidas, solicitar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pedido de avaliação técnica ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre a possibilidade de abertura da Lagoa de Grussaí para o mar. Bem como realizar levantamento de máquinas e apoio operacional de três secretarias: Agricultura, Obras e Serviços Públicos.
Foram incluídos ainda o pedido para se manter estado de prontidão para atendimento em casos de supostas famílias desalojadas e a solicitação à Secretaria de Educação para que esteja pronta para providenciar o espaço de unidades escolares como potenciais abrigos. E ainda organizar escalas de trabalho e sobreaviso, garantindo equipes disponíveis para atuação imediata.
Além de Anderson Campinho e Marcos Sá, participaram também da reunião o chefe de Gabinete da Prefeitura, Rodrigo Florencio; o secretário de Serviços Públicos, Bruno Moreira Gonçalves; sua subsecretária, Marcelle Manhães Terra; a secretária de Obras, Ana Paula Sales; o subsecretário de Obras, Antônio Marcos Pinto Maria; a secretária de Assistência Social, Aline Pontes, e o diretor de Assistência Social da pasta, Diogo Pessanha.






