Na semana passada, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou que destinará R$ 310,1 milhões, no ciclo 2026–2027, para fortalecer a infraestrutura de aeroportos regionais do Sudeste. Entre os terminais citados no comunicado do Governo Federal está o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos dos Goytacazes.
O aeroporto campista integra um projeto que inclui ainda os terminais de Angra dos Reis, Salinas (MG), Varginha (MG) e Patos de Minas (MG), que, juntos, devem receber um aporte de R$ 13 milhões.
A reportagem do Manchete RJ procurou a Prefeitura de Campos para obter mais detalhes sobre a iniciativa, como as melhorias previstas e o valor destinado ao município. No entanto, o Executivo campista informou que ainda não recebeu qualquer contato oficial para discutir o projeto.
“A Codemca informa, que as informações até o momento são oriundas da imprensa. No que se refere à companhia, não houve, até a presente data, qualquer comunicação oficial sobre o projeto”.
De acordo com o MPor, os investimentos têm como objetivo a modernização da infraestrutura e o reforço da segurança operacional. O Sudeste concentra uma parcela significativa do fluxo aéreo do país e desempenha papel estratégico na movimentação de passageiros, cargas e negócios. Nesse contexto, os recursos buscam reduzir gargalos históricos, ampliar a segurança e preparar os aeroportos regionais para o crescimento da demanda e a diversificação das operações.
Retomada de voos comerciais
Outro tema que voltou a ganhar destaque nos últimos dias foi a retomada dos voos comerciais no Aeroporto Bartolomeu Lisandro. A Codemca se reuniu com representantes da Petrobras para tratar do assunto. No ano passado, encontros sobre o tema também foram realizados em Brasília.
Os voos comerciais em Campos eram operados pela Azul, que, em agosto do ano passado, oficializou o encerramento das operações no município;






