Marrocos, Escócia e Haiti serão os adversários da Seleção Brasileira no grupo C da Copa do Mundo de 2026. Os primeiros confrontos da competição foram definidos nesta sexta-feira (5) durante o sorteio oficial em Whashington, nos Estados Unidos.
A estreia da Seleção será justamente contra os marroquinos, semifinalistas da Copa de 2022, no dia 13 de junho, em Boston ou Nova Jersey, nos Estados Unidos. A segunda rodada acontecerá no dia 19 de junho, em Boston ou Filadélfia, diante do Haiti. Já o duelo com a Escócia fechará a fase de grupos, no dia 24, em Atlanta ou Miami.
Os horários e locais dos confrontos ainda serão confirmados pela Fifa.
O Brasil foi uma das 12 seleções que ocuparam o pote 1, sendo que Estados Unidos, México e Canadá integraram a lista como países-sede.
Análise dos adversários
- O Marrocos está em 11º no ranking da Fifa e foi semifinalista na última Copa do Mundo, em 2022;
- Já a Escócia está em 36º no ranking da Fifa e a última vez que participou da Copa do Mundo foi em 1998;
- E o Haiti não disputa a Copa do Mundo desde 1974 e é o atual 84º no ranking.
Caso avance em 1º lugar em sua chave, o Brasil enfrentará o vice-líder do grupo F, composto por Holanda, Japão, Tunísia e uma seleção europeia vinda da repescagem. O duelo aconteceria no dia 29 de junho, uma segunda-feira, em Houston. O cruzamento acontece também da forma inversa, ou seja, se o Brasil avançar em 2º lugar, enfrentará quem liderar o grupo F. Nesse caso, o jogo aconteceria também no dia 29, mas em Monterrey, no México.
No caso de avançar como líder e passar pela fase de 16 avos de final, o Brasil jogaria a partida de oitavas no dia 5 de julho, um domingo. O adversário, nesse caso, sairia do confronto entre os vice-líderes dos grupos E e I, colocando seleções como Alemanha, França, Equador e Noruega num eventual duelo contra o Brasil nas oitavas.
Se avançar em 2º lugar, o caminho para as oitavas seria contra o vencedor do duelo entre os vice-líderes dos grupos A e B, podendo colocar México, Suíça, Coreia do Sul, Canadá ou até mesmo Itália e Dinamarca (que ainda jogarão a repescagem) no caminho do Brasil.
Para as quartas de final, o confronto que se destaca é um eventual Brasil x Inglaterra. Caso as duas seleções vençam seus grupos e avancem nas fases seguintes do mata-mata, se enfrentarão no dia 11 de julho, um sábado, em Miami.
*Com informações de ge e O Globo







