
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), por meio do seu Núcleo de Estágios (Nucest), publicou o resultado dos recursos, a classificação da 1ª etapa pós-recurso e os horários das entrevistas dos candidatos aprovados no Edital Uenf/PMCG 01/2025 (AQUI) (https://uenf.br/reitoria/nucest/edital-de-estagio/), para a contratação de estagiários para atuação no Tratamento Técnico do Acervo do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, administrado pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
O estágio tem a carga horária de 30 horas semanais, sendo seis horas diárias. A duração total do período de estágio é de 24 meses. O processo seletivo acontece por meio do Convênio de Cooperação entre a FCJOL e a Uenf, no âmbito do projeto de restauração e reestruturação do Arquivo, instalado no Solar do Colégio, localizado na Rodovia Sérgio Viana Barroso, em Tócos, na Baixada Campista.
“Os estagiários desempenham um papel fundamental no tratamento técnico da documentação. Suas responsabilidades abrangem desde as etapas iniciais, como a higienização e identificação dos documentos, até procedimentos de conservação e restauro. Além disso, a atuação dos estagiários é crucial na preparação da documentação para a futura obra de restauração do Solar. Considerando que o projeto de restauração se encontra em fase de licitação, a preparação da documentação, pelos estagiários, é de grande relevância para que a obra possa ser executada em breve”, ressalta a coordenadora do Arquivo, Larissa Manhães.