
Insatisfeitos com as novas regras para veículos de tração animal (VTAs), carroceiros realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (19), em Campos. A manifestação foi uma resposta à decisão da Prefeitura, publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (15), que passou a valer nesta segunda (18). Os manifestantes atearam fogo em pneus e causaram um grande congestionamento no trânsito do Trevo do Índio, na BR-101, além da Avenida Artur Bernardes e Nilo Peçanha.
Durante a manhã, eles ocuparam a área externa da sede da Prefeitura de Campos querendo uma reunião para o Poder Executivo rever a decisão. A Polícia Militar e a Guarda Municipal marcaram presença no local.
Em nota, a Prefeitura informou que um grupo de proprietários e condutores de Veículos de Tração Animal (VTA) foi recebido representantes para esclarecer dúvidas em relação ao censo que visa regularizar a circulação e o uso de carroças no município.
“A reunião foi importantíssima porque estava havendo muita dúvida. O cadastramento prévio, que é o que está acontecendo agora até o dia 29, é para que a gente possa entender aonde eles estão trabalhando, quantos são e como vivem, até para o Poder Público poder influenciar positivamente na vida de todos os operadores do veículo de tração animal”, explicou Álvaro Oliveira.
A lei estabelece o cadastramento obrigatório de condutores e animais, além de proibir a circulação de carroças em diversas vias da cidade. O cadastramento teve início nesta segunda-feira (18), na Rua Sílvio Fontoura, nº 81, no Parque João Maria (ao lado da UBS PET), e seguirá até o dia 29 de agosto. Os proprietários deverão apresentar identidade, CPF, comprovante de residência, informações sobre os animais e sobre o veículo de tração. Não será necessário levar o animal nem a carroça no ato da inscrição. No primeiro dia, 15 pessoas fizeram o cadastro.
Segundo a Prefeitura, o chamamento público tem como objetivo organizar a categoria, promover segurança viária e garantir o bem-estar dos animais. A portaria é assinada pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública.
Ver essa foto no Instagram