
Uma criança de 4 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campos na última terça-feira (3), apresentando um quadro grave de pneumonia. Durante o atendimento médico, foi constatado um desconforto respiratório importante na paciente, sendo necessária a internação em uma UTI pediátrica. Sem disponibilidade na cidade, o Governo do Estado forneceu apoio, disponibilizou uma aeronave e efetuou a transferência da menina, na tarde desta quinta-feira (3), para um hospital da Região dos Lagos.
Conforme apurado pelo Manchete RJ junto à UPA de Campos, a criança apresentava um quadro de pneumonia com derrame pleural de grande extensão. Seu estado de saúde era considerado estável, porém grave. A paciente deixou o aeroporto de Campos por volta das 16h30 desta quinta-feira, com destino ao Hospital Pediátrico Lagos, em São Pedro da Aldeia.
Em contato com o diretor-geral da UPA de Campos, Márcio Silva, ele explicou que, mesmo sendo gerida pelo Estado, a UPA também atua em conjunto com o município. No entanto, no caso desta semana, foi o Estado que disponibilizou o apoio de forma mais rápida, viabilizando a transferência para um hospital em outra cidade. Ainda de acordo com a UPA, os responsáveis pela unidade tentaram contato com o Hospital Ferreira Machado (HFM) porém receberam a resposta de que não tinha vaga na UTI pediátrica.
O Manchete RJ publicou, na manhã desta quinta-feira, uma matéria especial que mostra que a Saúde em Campos está em sinal de alerta. O município, atualmente, conta com o maior orçamento da sua história, que atinge R$ 1 bilhão. Além disso, nos últimos anos, o Governo do Estado transferiu R$ 450 milhões somente para a área da Saúde na cidade.
