
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do quartel de Campos (5ºGBM-Campos), realizou no fim da tarde deste domingo (11) o resgate de um homem que estava isolado, no Morro Pedra Peito de Moça, na localidade de Rio Preto, em Campos. A vítima disse que teria ido ao local, pois estava em busca de um ‘ponto alto’ para fazer orações.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o homem disse que subiu o morro na manhã do último sábado (10). No entanto, no final do dia, quando tentou retornar, não conseguiu descer pela mesma trilha e teve que passar a noite no local. Ele só acionou o Corpo de Bombeiros na manhã do dia seguinte, após uma nova tentativa de descer e não conseguir.
A ocorrência foi iniciada por volta das 10h, mobilizando militares especializados em salvamento em montanha. A equipe se deslocou para uma região a mais de 40 km da área urbana, onde iniciaram uma longa caminhada por mata fechada e em aclive, seguindo a trilha feita pela vítima. No percurso, se depararam com um paredão de pedra, que estava sem condição de escalada, devido a chuva na região, impossibilitando o avanço da equipe.
Diante do obstáculo e do mau tempo, foi solicitado apoio aéreo do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), do Rio de Janeiro. No entanto, a aeronave não conseguiu chegar ao local devido à chuva e visibilidade reduzida. A equipe terrestre, então, buscou uma nova rota pela outra face da montanha, em um trecho sem trilha e de difícil acesso.
A nova caminhada durou mais de duas horas, com o avanço dificultado pela baixa luminosidade e terreno escorregadio. O resgate, que ocorreu somente no final do dia, exigiu extrema cautela, apesar de a vítima estar consciente e sem dificuldades de locomoção.
O Corpo de Bombeiros ressaltou que a atuação rápida e técnica da equipe foi essencial para garantir a integridade do homem, que não teria condições de passar mais uma noite exposto na mata.
*Com informações de Ascom