
O comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Campos, Tenente-Coronel Rodrigo Lestayo, morreu afogado neste domingo (9) em uma cachoeira na cidade de Eugenópolis, Minas Gerais. De acordo com informações preliminares, Lestayo teria batido a cabeça em uma pedra antes de se afogar. O corpo foi encontrado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros.
Testemunhas relataram que os pertences do comandante foram encontrados na margem da cachoeira, aumentando a suspeita de afogamento. Diante da gravidade do caso, um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro chegou a ser mobilizado para intensificar as buscas, que foram encerradas com a localização do corpo.
A morte do Tenente-Coronel Rodrigo Lestayo gerou grande comoção entre colegas de farda e autoridades. O militar era reconhecido pelo seu comprometimento e atuação à frente do 5º GBM de Campos. Ainda não há informações sobre o traslado do corpo e os detalhes do velório e sepultamento.
O Corpo de Bombeiros divulgou uma nota oficial:
É com profundo pesar que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informa o falecimento do tenente-coronel Rodrigo Lestayo, comandante do quartel de Campos dos Goytacazes (5º GBM).
Assim que a Corporação tomou conhecimento do ocorrido, mobilizou suas equipes, incluindo militares do 21° GBM – Itaperuna, mergulhadores do 5° GBM, além de cães de busca e agentes da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro. A operação também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
O oficial estava desaparecido desde às 13 horas deste domingo (09.03), na região da Cachoeira do Jayme, situada no município de Eugenópolis, em Minas Gerais.
O militar foi encontrado na região próxima à cachoeira. A Polícia Civil de Minas Gerais investigará as circunstâncias do ocorrido.
O CBMERJ lamenta profundamente a perda desse militar que era extremamente querido por seus colegas de farda, especialmente os oficiais e praças da região, onde atuou na maior parte de sua carreira.