
O Carnaval 2025 foi de grande movimento nas praias de São João da Barra, mas também de trabalho intenso para os guarda-vidas. Entre o sábado (1º) e a Quarta-Feira de Cinzas (5), 521 pessoas foram resgatadas nas águas do município – 280 pela Defesa Civil e 241 pelo Corpo de Bombeiros.
Graças à atuação das equipes, nenhum óbito por afogamento foi registrado no litoral sanjoanense durante o Carnaval e em todo o período de verão. O monitoramento segue durante março nos 32 quilômetros de orla, do Pontal de Atafona à Praia do Açu, além das lagoas de Grussaí, Iquipari e Açu.
A Defesa Civil reforça a importância de os banhistas escolherem áreas próximas aos postos de guarda-vidas, o que pode fazer toda a diferença em caso de emergência. A equipe, composta por profissionais especializados em salvamento marítimo, segue em apoio ao Corpo de Bombeiros para garantir mais segurança a quem frequenta as belas praias do município.
Acessibilidade garantida para banhistas
Além dos resgates, um serviço especial vem garantindo mais inclusão para quem deseja aproveitar o mar: o transporte de idosos, pessoas com deficiência e com dificuldades de locomoção até a beira da praia com o auxílio de cadeiras anfíbias. Durante o Carnaval, mais de 100 pessoas foram beneficiadas, seja para um banho refrescante ou apenas para relaxar ao sol.