
Campos foi um dos 18 municípios do país a participar da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro 2024 e o relatório com os resultados foram divulgados pela Transporte Ativo. Esta foi a quarta edição do levantamento que contou com a colaboração dos agentes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). Ao todo, 1.002 ciclistas foram entrevistados e os dados apontam que 79,8% utilizam a bicicleta como meio de transporte para trabalho. A pesquisa pode ser conferida AQUI.
De acordo com a pesquisa, 51,1% optam pela bike por praticidade e 83,5% dos ciclistas utilizam a bicicleta há mais de cinco anos, um percentual maior em comparação a cidades como São Paulo-SP (13,0%), Salvador-BA (26,9%), Niterói (46,1%) e Rio de Janeiro (51,1%). A pesquisa mostra também que a relação das pessoas que residem em Campos com a bicicleta é quase diária, uma vez que 59,2% dos entrevistados informaram que usam a bike como meio de transporte em seis dias. Outro dado é que 59,1% dos abordados em Campos se sentem estimulados a pedalar quando têm acesso à infraestrutura adequada, enquanto a média nacional é de 54%.
Também na pesquisa, 42,7% afirmam que já tiveram a bicicleta roubada ou furtada, e 63,6% já sofreram assédio ou importunação enquanto pedalavam. Em relação a acidentes, 30,1% dos entrevistados afirmaram que já se envolveram em alguma ocorrência de trânsito.
A pesquisa foi organizada pela Transporte Ativo com patrocínio do Itaú Unibanco, colaboração técnica do Observatório das Metrópoles e com o engajamento de uma extensa rede de organizações da sociedade civil, prefeituras e universidades, que levaram a campo, entre agosto e novembro de 2024, mais de 250 pesquisadores. Além de Campos, as cidades que participaram do levantamento foram: Araucária-PR; Belém-PA; Cruzeiro do Sul-AC; Fortaleza- CE; João Pessoa-PB; Juazeiro-BA; Manaus-AM; Natal-RN; Niterói-RJ; Paranaguá-PR; Petrolina-PE; Recife-PE; Rio de Janeiro-RJ; Salvador-BA; São Paulo-SP; Seropédica-RJ; e Volta Redonda-RJ.
*Com informações da Secom