
Não é novidade que Atafona, um dos distritos do município de São João da Barra, vem sendo cada vez mais invadida pelo mar, deixando um cenário de destruição ao longo dos anos. Em busca de respostas e ações por parte de todas as esferas, um grupo denominado SOS Atafona prepara uma manifestação para o dia 23 de fevereiro, às 9h, com concentração na Praça do Barco.

“Atafona está desaparecendo diante de nossos olhos! A erosão costeira avança de forma acelerada, destruindo casas, comércios, ruas, escolas e a história de gerações. Até quando vamos assistir à destruição sem que nenhuma medida concreta seja tomada?”, diz o comunicado.
O objetivo do movimento é despertar o interesse pela causa da preservação da região. As pautas que o grupo pretende abordar incluem: o avanço do mar, a construção de moradias para os moradores que perderam seus patrimônios na ressaca de 2022, a preservação do meio ambiente, a melhoria dos serviços públicos, entre outros.

“Já foram feitas inúmeras promessas, mas nenhuma solução foi colocada em prática. Precisamos da união de nossos políticos da região em prol dessa causa! Outras regiões do Brasil e do mundo enfrentaram problemas semelhantes e conseguiram conter o avanço do mar. Por que Atafona continua esquecida?”, apelou o grupo.