
A Firjan divulgou, nesta sexta-feira (31), dados informativos que mostram o ranking dos municípios em geração de emprego no ano passado, em todo o Estado do Rio. Na Região Norte Fluminense, o destaque é para a cidade de Macaé, que ocupa a quarta colocação no ranking com 7.097 vagas. Por outro lado, a cidade de Campos dos Goytacazes, a maior em número de habitantes do interior, caiu quatro posições e terminou o ano na décima colocação, com 2.946 novas oportunidades.
O levantamento feito pela Firjan é com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ao todo, o Norte Fluminense contou com 8.611 vagas de emprego no acumulado do ano. Macaé e Campos foram as únicas que ingressaram entre as 10 primeiras do estado nesse quesito.
Em Macaé, a Indústria e o setor de Serviços são os responsáveis pela abertura do maior número de novas vagas (+4.744), com destaque para “Montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas” (+1.459) e “Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural (+984). Apenas em dezembro, novembro e janeiro de 2024 Macaé registrou saldos negativos. O município ficou com déficit de -127 vagas em dezembro, mas se destaca no saldo do ano.
Já Campos teve como ponto alto o setor de Serviços (+2.249), com destaque para “Atividades de teleatendimento” (+607). O município registrou saldos negativos em quatro dos 12 meses de 2024, incluindo dezembro (-614).
O mercado de trabalho de todo estado do Rio registrou a criação de 145.240 empregos formais em 2024 – o segundo melhor resultado do país.
A Capital (+77.305) foi a principal contratante, seguida de Duque de Caxias, Niterói, Macaé e Nova Iguaçu. Na sequência vieram os municípios de Volta Redonda, São Gonçalo, Seropedica, Angra dos Reis e Campos.