
“Me sinto abençoado por representar a minha cidade e levar o nome de Campos para onde eu for”. Cria do Parque Leopoldina, uma das principais promessas do São Paulo e destaque do clube paulista na Copinha, o jovem Lucas Ferreira vive seu melhor momento como jogador e representa o município de Campos Brasil afora. Em entrevista exclusiva ao Manchete RJ, o campista de 18 anos disse estar feliz por conseguir ajudar seu clube e contou o que espera para esta temporada.
Lucas Ferreira é titular absoluto do São Paulo na Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha), a principal competição das categorias de base no Brasil, que já revelou diversos craques. Ele ajudou o tricolor paulista a se classificar para a terceira fase do torneio e já soma dois gols no campeonato. Durante entrevista à nossa equipe de reportagem, o jogador agradeceu a Deus e à sua família pelo momento que está vivendo no clube.
Estou me sentindo muito bem, me soltando ao longo da competição e conseguindo ajudar o São Paulo a alcançar os objetivos passo a passo. Graças a Deus pude marcar dois gols, mas o principal é seguirmos avançando na Copinha e poder seguir sonhando com coisas grandes”, disse o jogador.

Ferreira, como é conhecido pela torcida, terminou a temporada passada como iniciou esta: em alta. O atacante marcou o gol do título do São Paulo na decisão da Copa do Brasil sub-20 contra o Palmeiras e teve seu nome gritado pelos torcedores presentes no Morumbis, deixando o campo emocionado.
Em 2023, o jogador assinou o seu primeiro contrato profissional com o clube. Porém, devido ao destaque, ele ganhou um novo vínculo em agosto deste ano, válido até 31 de julho de 2028. Dono de 20 gols na temporada passada, ele encerrou 2024 sendo relacionado para a última partida do profissional, contra o Botafogo. Agora, o próximo passo é realizar a estreia no time principal, mas sempre com os pés no chão e respeitando cada passo.
Sou muito grato pela oportunidade que tive no ano passado de poder estar pela primeira vez incorporado ao elenco principal do São Paulo, e agora com certeza eu sonho com a minha estreia com essa camisa tão importante. Mas eu vivo um dia de cada vez. Procuro fazer o meu trabalho bem feito aqui no Sub-20. Estou focado na Copinha e em ajudar o clube na competição”, disse o craque em entrevista ao Manchete RJ.
Apesar da pouca idade, o campista já viveu momentos de dificuldades em sua carreira. O jovem começou sua caminhada no futebol aos cinco anos. Nesse período, passou pela base do Americano até chegar ao Flamengo. Foram três anos no rubro-negro carioca, quando ele acabou dispensado pelo clube.
Após o triste momento da dispensa, Ferreira teve breve passagem de três meses pelo Boavista, da cidade de Saquarema, até que, aos 15 anos, foi levado ao São Paulo, onde se tornou uma das principais promessas do clube. Em 2023, o jogador fez valer o bom momento e foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira sub-17.
Apesar de ter deixado cedo suas origens em Campos, Lucas reconhece que é difícil sair de uma cidade no interior e chegar a um grande time no Brasil. No entanto, o jovem leva um pouco de onde cresceu como inspiração para seguir realizando seu sonho.
Campos tem muitos talentos, mas é difícil chegar em um grande time do Brasil como o São Paulo e outros. O meu bairro e a minha cidade respiram futebol e isso me inspira a realizar meu sonho de ser jogador profissional de futebol. Levo comigo toda a simplicidade e humildade que desde menino aprendi a ter”, desabafou o jogador.
Com 18 anos, o jovem representa seus amigos e familiares que ainda vivem na cidade. A cada conquista do jogador, mensagens de apoio e felicidade são compartilhadas nas redes sociais. Uma oportunidade para poucos, que ele reconhece e espera que outros meninos possam ter.
Espero que muitos outros meninos possam ter a mesma oportunidade que eu tive de viver esse sonho. Sem dúvidas é muito gratificante poder receber o carinho de tanta gente aí de Campos, até de pessoas que eu ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente. Isso é sinal de que meu trabalho vem sendo bem feito e reconhecido por todos. Gostaria de mandar um abraço para todas as pessoas e amigos de Campos que torcem por mim. Sou muito grato por tantas mensagens e por poder, de alguma forma, inspirar outros jovens com o mesmo sonho que o meu”, finalizou o cria do Parque Leopoldina.