
O Manchete RJ procurou o geógrafo climatologista Carlos Augusto Souto para saber o que pode ter causado a chuva de granizo que atingiu grande parte da cidade de Campos neste domingo (05). Além disso, nossa equipe de reportagem buscou saber com o especialista se há previsão de que essa chuva ocorra nos próximos dias, já que diversos pontos foram danificados após a população ser “pega de surpresa”.
Carlos Augusto disse que as chuvas de granizo ocorrem com frequência no verão, mas, como muitas vezes elas acontecem em áreas rurais, sem muita gente para registrar, fica a impressão de que são raras. Com relação à possibilidade de ocorrerem outras chuvas dessa natureza na região nos próximos dias, o especialista disse que a chance de acontecer na área urbana de Campos novamente é remota, ao menos neste verão. Ou seja, é pouco provável.

“Sempre há chance de se formar chuva de granizo durante o verão. A chance de acontecer na área urbana de Campos dos Goytacazes outra vez é remota, ao menos neste verão. Se acontecer algo tão raro, podemos analisar a chance de ter sido provocado pelas mudanças climáticas globais”, explicou.
Como se forma a chuva de granizo?
O granizo sempre ocorre oriundo de nuvens do tipo cumulonimbus. As gotas de água circulam nesta nuvem indo da área mais quente, embaixo, para a mais fria, em cima. Em determinado momento, essa água vai se congelando. Enquanto ela não tem peso para sair da força dessa circulação de ar dentro da nuvem, ela vai ganhando tamanho até ter peso suficiente para sair da nuvem e atingir o solo”, disse o especialista.
Existe maior probabilidade de acontecer em áreas rurais?
As áreas rurais, sem uma grande população, são mais extensas. Não é por um motivo climático, mas sim geográfico. Áreas rurais são maiores do que áreas urbanas. Então, tem mais chance de uma nuvem isolada com granizo passar por uma área rural do que por uma área urbana”, explicou Carlos Augusto.
Por que há maior chance de ocorrer no verão?
Por causa da associação de maior umidade relativa do ar e maior temperatura. Mais calor faz o ar se elevar na atmosfera. Mais umidade facilita a formação de nuvens. Mais calor com mais umidade resulta em nuvens mais densas e maiores. Nuvens mais densas e maiores alcançam alturas maiores, onde o ar é mais frio. Gotas de água que vão para o ar mais frio congelam. Ao fazer esse movimento de sobe e desce na nuvem, a água congelada vai ganhando volume até cair da nuvem. E aí temos a precipitação ou chuva de granizo”, finalizou o geógrafo climatologista.
Relembre a chuva de granizo, em Campos