
A Câmara Municipal de Campos está prestes a ter duas cadeiras ocupadas por mulheres após mais de quatro anos sem uma dupla representação feminina. Ao lado de Thamires Rangel (PMB), única vereadora eleita, deve entrar Néa Terra (PP), que ocupará a vaga de suplente deixada por Sub Jackson (PP), que retorna à Secretaria de Ordem Pública, após nomeação publicada no primeiro Diário Oficial de 2025.
Quem é Néa Terra?
Nas redes sociais, Néa Terra se apresenta dizendo ter um histórico de longa data com pautas sociais. Com 54 anos, ela obteve 3.006 votos e foi a nona mais votada do partido com o maior número de cadeiras na Casa de Leis, neste atual mandato.
Néa disputou sua segunda eleição em Campos. Em 2020, ela também concorreu ao cargo de vereadora, obtendo 2.134 votos. À época, filiada ao Democratas (DEM), a candidata acabou não se elegendo.
Néa é esposa do ex-vereador Marcus Alexandre. Seu marido tentou se candidatar na última legislatura, mas foi considerado inapto pelo TSE.
Entenda o atual cenário na Câmara
Conforme publicado pelo blog do jornalista Arnaldo Neto, no Manchete RJ, o prefeito Wladimir Garotinho (PP) nomeou dois vereadores de mandato para serem secretários, no primeiro Diário Oficial de 2025, sendo: Professor Wainer Teixeira (PP), na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, e Sub Jackson (PP), na Secretaria de Ordem Pública.
Com esse cenário, o Partido Progressista (PP) terá dois suplentes convocados. Além de Néa Terra, Doutor Maninho, o oitavo mais votado do PP, pode ocupar a vaga de Wainer.
Entretanto, a presença de Maninho ainda é incerta na Câmara. Ainda segundo informações do jornalista Arnaldo Neto, ele não deve assumir o mandato como vereador, segundo fontes ligadas ao prefeito.
Mais mudanças podem ocorrer no secretariado campista nos próximos dias e a tendência é que outros suplentes possam ser convocados.
Representação feminina
Após os últimos quatro anos serem somente com homens na Câmara Municipal de Campos, neste atual mandato a representação feminina volta a aparecer. Thamires Rangel (PMB) já tomou posse e, até então, é a única mulher assumindo uma cadeira. No entanto, após as primeiras nomeações no secretariado, Néa Terra ocupará mais uma vaga como suplente.
Neste contexto, Campos voltará a ter duas mulheres como vereadores após um período de quatro anos. Entre 2018 a 2020, seis mulheres chegaram a ocupar uma cadeira em períodos distintos, e quatro num mesmo período.