
O Conselho Deliberativo do Americano Futebol Clube se manifestou na noite desta terça-feira (17), por meio de uma nota que solicita explicações do atual presidente Tolentino Reis. Entre os questionamentos expostos estão: problemas financeiros, promessas não cumpridas, entre outras possíveis irregularidades na gestão. A informação foi obtida com exclusividade pelo jornalista Rhyann Souza.
Veja a nota completa no final da matéria
A nota do Conselho Deliberativo do clube foi emitida após um posicionamento do presidente Tolentino Reis, na tarde desta terça-feira. Durante um vídeo compartilhado pela assessoria do clube, o mandatário alfinetou alguns conselheiros, dizendo se sentir mais torcedor do que eles.
Ao longo do vídeo, o presidente ainda se posicionou sobre rumores de que o Conselho teria aprovado o modelo de SAF (Sociedade Anônima do Futebol), sendo uma possível venda para o jogador Felipe Melo e o grupo Boston City. O presidente disse que ambas as informações não são verdadeiras e ainda afirmou que não haverá venda do Americano.
Cabe ressaltar que Tolentino Reis ainda não se posicionou após a nota do Conselho Deliberativo.
Nota na íntegra:
O Conselho Deliberativo do Americano Futebol Clube notifica e solicita explicações ao presidente do clube, Tolentino Reis, sobre os seguintes questionamentos:
1 – Não pagamento do 1/3 da folha de Dezembro de 2023 mês de posse rateada entre o ex-presidente, conselho deliberativo e Presidente executivo.
2- Investimento previsto para o 1⁰ ano. Só conseguiria investimento após poder representar o clube (posse);
3- Esclarecimentos sobre os patrocinadores anunciados. Comprovação de tratativas com estes patrocinadores sobre intenção de patrocínio. Mubadala, Adidas, Mr.Jack Bet, Bica, United, Banco Atlantic e demais empresas que constavam no backdrop utilizado pela comunicação do clube.
3- Contratações de pelo menos 6 jogadores da série A do estado do RJ com o objetivo de ser campeão invicto .
4- Esclarecimentos do motivo de ter uma diretoria executiva extinta (com campeonato em andamento) e não ter substitutos. Como as decisões são tomadas de forma autocrática?
5- Promessa da Entrega do Estádio dia 20/12;
6- Em um ano de gestão, ter o número de processos do clube duplicados;
7- Inadimplência com fornecedores e funcionários, inclusive ignorando contratos como o do escritório de advocacia.
9- Resultado financeiro dos 92 núcleos do AFC prometidos e dos núcleos apresentados em funcionamento do instituto Contra Ataque;
10 – Como não tem diretor executivo nomeado, em sua ausência quem responde pelo clube?
11- Notificação de processos sendo julgados a revelia;
12- Uso de material esportivos “falsificados”
(Adidas, Fila);
13- Teor das parcerias que estariam formalizando em outros países e com agentes de futebol;
14- Remuneração de Diretores do Executivo, ferindo o Estatuto;
15 – Motivo da exclusão do Americano para Arbitral que vai definir as regras para os próximos 3 anos de Campeonato Estadual.
16- Contratação de um agenciador de futebol para montagem do elenco como diretor de futebol sendo vedado em estatuto por ser contraditória a função exercida no clube onde foram contratados inúmeros jogadores de categorias B e C que quase culminaram na queda do clube . O mesmo acionou o clube judicialmente.
17- Proibição de entrada de conselheiros e sócios no Complexo Eduardo Viana.
18- O Conselho, por unanimidade, questiona, também, os motivos de os conselheiros.,associados e torcedores que discordam da postura e das falácias do atual presidente serem bloqueados e impedidos de expor suas opiniões nas mídias sociais do clube.
19-Jogadores do clube sendo emprestados para “teste” sem o devido vínculo federativo com o AFC, sob pena de delapidação de patrimônio?
20- O que motivou o fin do sub-17 e sub-15 na cidade origem do clube ?
Por fim, o Conselho Deliberativo reitera que o estatuto do clube será, rigorosamente, cumprido.
Conselho Deliberativo do Americano FC.”