
Em uma publicação feita em suas redes sociais nesta terça-feira (27), a jovem campista Ana Carollina, de 24 anos, voltou a comover a internet ao mostrar sua emoção após ficar ciente que a tutela antecipada para o recebimento gratuito do remédio que pode mudar sua vida foi deferida pelo poder judiciário.
“Conseguimos a tutela antecipada. Palavras nunca serão suficientes para expressar aqui o tamanho da minha gratidão e felicidade! Grata a Deus e a cada um que tem vibrado e torcido por mim aqui”, disse a jovem.
Com essa medida judicial, Ana Carollina deixa de comprar o remédio que ela necessita em outro país e passa a receber o medicamento sem custos pelos Correios. Essa decisão é vista como fundamental, principalmente do ponto de vista financeiro.
A tutela antecipada funciona quando o paciente está com o estado de saúde mais grave e não tem tempo para esperar sair a sentença final do processo. O juiz analisou os documentos e determinou que eu começasse a receber o medicamento enquanto o processo estivesse fluindo. Agora eu vou receber o medicamento até sair a decisão do juiz dizendo se eu vou continuar ou não recebendo o medicamento definitivamente. É um alívio. Se eu já tive a tutela antecipada, as chances de não dar certo na sentença final são mínimas”, explicou Ana Carollina ao Manchete RJ.
Confira o momento em que a jovem recebe a notícia da tutela (AQUI)!
O medicamento trata-se do Trikafta/Trixacar e existe apenas uma mutação elegível para o uso dele, que não é a mesma que ela possui. No último mês, a jovem comoveu a internet ao dar início a uma campanha solidária para ajudá-la a adquirir o remédio. Em menos de um mês, ela conseguiu os 180 mil reais suficientes para seis meses de tratamento, que era a meta da vakinha.
“A minha mutação está inclusa apenas na bula americana. Eu entrei com um processo para ter direito a esse remédio. Só que como o processo é uma coisa muito demorada, e infelizmente não tenho como esperar, eu decidi fazer uma campanha para arrecadar o suficiente para seis meses de tratamento”, disse a campista na época que iniciou a campanha.
No final do último mês, Carollina começou o tratamento com o Trikafta. Com cerca de 30 dias do uso do medicamento, ela diz que já percebe uma diferença positiva na sua qualidade de vida e explica que está se sentindo muito melhor.
Com o dinheiro arrecadado na vakinha, Carollina já comprou duas caixas do medicamento. Em conversa com o Manchete RJ, ela explicou que irá usar o resto do valor arrecadado na campanha para usar apenas em situações relacionadas a sua saúde.
O gasto com o tratamento da fibrose cística é muito alto. Tanto para ir até o Rio de Janeiro para tratar, os medicamentos também que as vezes um determinado hospital não fornece. Todo dinheiro será usado com gastos relacionados a minha saúde, com certeza. Eu acho que vou precisar comprar mais uma caixa do medicamento, por causa do prazo de entrega do que vai vir de forma gratuita”, finalizou a jovem mostrando muita esperança.
No último dia 24 de julho, o Manchete RJ entrevistou Ana Carollina com exclusivadade. Confira a entrevista completa (AQUI)!