
O autor de histórias em quadrinhos e professor, Rapha Pinheiro, irá lançar na sexta-feira (9), às 19h no Santa Paciência – Casa Criativa, em Campos, o livro “Casas Ilustradas – Campos dos Goytacazes”. O livro apresenta 40 casinhas desenhadas e comentadas, todas do centro histórico da planície. São desenhos das fachadas, mostrando tanto a beleza dos edifícios quanto o estado de negligência em que muitos se encontram.
Além de um objeto de identificação cultural e preservação do patrimônio, Casas Ilustradas também é uma crítica sobre a situação de várias dessas casas que mereciam mais carinho e atenção. Além dos desenhos comentados, o livro também conta com dois prefácios. Um deles do prof. William Bittar, da UFRJ, e outra da prof. Maria Catharina, do IFF-Campos. Ambos são acadêmicos com trabalhos voltados para patrimônio e história da cidade

O livro será distribuído nacionalmente em livrarias, marketplaces e também estará à venda no site do autor em https://www.raphapinheiro.com/. O autor fará uma turnê de lançamento em Campos, Rio de Janeiro (outubro) e São Paulo (dezembro).
Nascido no Rio de Janeiro, o autor de 31 anos se mudou para Campos em 2021 e ficou encantando com o centro histórico da cidade.
A inspiração foi que eu me mudei pra Campos tem pouco tempo e sentia que não conhecia a cidade. Sou arquiteto de formação e queria entender melhor a história da cidade. Aproveitei o Inkotber, desafio mundial de ilustradores, para me desafiar a desenhar casas históricas e conhecer o centro”, disse Rapha.
Sobre o autor
Pinheiro é formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU UFRJ (com graduação sanduíche na University of Lincoln na Inglaterra), pós-Graduado em Quadrinhos pela École Européenne Superieure de l’Image em Angoulême (França) e Mestre em Mídias Criativas pela ECO UFRJ.
Rapha é autor de Os Tomos de Tessa (2015), Salto (2017), Silas (2018) e Mesa 44 (2019), Travessia e Ecos (2020-21), Rua (2022), O Mago e a Tempestade (2023) e outros vários projetos menores ou em parceria.

O artista também é o organizador da coleção Inko de trabalhos dos veteranos da escola. Já ganhou Troféu HQMix (2021-22), Cubo de Ouro (2021-22) e Prêmio do Dia do Super-Herói Brasileiro (2021), além de várias indicações a esses e outros prêmios. Já teve exposições com seu trabalho na França, no Rio, em Santos, em Manaus e em Campos. Possui uma presença forte nas redes ensinando e produzindo arte, com mais de 200.000 seguidores totais. Publica regularmente conteúdo no YouTube, Twitter, TikTok e Instagram.