
Gabriel Ferreira de Carvalho, o Gabriel Mec, de apenas 16 anos, está dominando o noticiário internacional do futebol nesta semana. A joia do Grêmio, que é natural de Campos dos Goytacazes, desperta interesse do Chelsea, que já sinalizou que fará uma proposta que gira em torno de 15 a 20 milhões de euros.

Nesta reportagem, o Manchete RJ preparou um resumo para falar um pouco sobre essa promessa, que, apesar da pouca idade, já possui feitos notáveis, como ser agenciado pelo pai de Neymar, ter passagem pela seleção brasileira na base, despertar interesses de gigantes da Europa e ser comparado a Ronaldinho Gaúcho.
Início
Com 1,73 m e 59 kg, Gabriel ganhou notoriedade na Academia de Futebol André Pimpolho (AFAP), da qual também saiu Nathan Fernandes, que já joga no profissional do tricolor gaúcho. Após se destacar em um torneio de base, seu desempenho acabou despertando o encantamento de olheiros presentes. Diante das propostas, a família e o jovem escolheram o Grêmio, clube que ele está desde os 9 anos de idade.

Uma curiosidade sobre Gabriel é que ele adotou o “Mec” para acompanhar seu nome como jogador. A ideia surgiu de uma gíria carioca que significa tranquilo, favorável. Por falar muito isso no CT, o apelido acabou grudando, e Gabriel Carvalho virou Gabriel Mec.
Grêmio
Mec é um ativo valioso do Grêmio, mesmo sem ainda ter estreado no profissional, colecionando boas análises e sendo comparado até com Ronaldinho Gaúcho, ídolo gremista. Mas não ter jogado na categoria principal não o impediu de ter passagens pela seleção de base e atrair interesse de gigantes da Europa.
Gustavo Vargas, que atualmente é analista de mercado do profissional do Grêmio, acompanhou o surgimento da joia e falou sobre Gabriel à reportagem do Manchete RJ:

“Como observador técnico das categorias de base, coordenei o processo de monitoramento de atletas entre 2018 e 2020, até antes da pandemia. Era um processo em que levávamos atletas em avaliação para competições, e em algumas delas, alguns atletas que já eram do clube baixavam para jogar e ganhar minutagem. Foi o caso do Gabriel Mec na Copa Maravilha sub-11 em 2019. Ele era reserva da categoria e foi conosco nessa viagem. Desde o primeiro jogo, assumiu protagonismo, se dedicando ao máximo e atuando em várias posições. Fomos campeões, e ele bateu pênalti na decisão por pênaltis da final. Depois dali, virou titular absoluto da categoria. Sempre teve personalidade, dentro e fora de campo, com ótima base familiar propiciada pelos pais Robson e Ana Márcia. Já é um ativo do clube e tem tudo para fazer uma grande carreira”, contou.
Estilo de jogo
Gabriel Mec é um meia que faz várias funções, podendo jogar centralizado ou pelos lados do campo, mas na base ficou notabilizado jogando pela esquerda. O campista é definido como “um jogador com visão de jogo e muito refino técnico. Ele é completo com a bola”. Atualmente, ele joga na categoria sub-20, apesar de ter apenas 16 anos.

Agenciado por Neymar Pai
Gabriel Mec é agenciado pela NR Sports, empresa do pai de Neymar, desde os seus 14 anos. Inclusive, o pai do jogador do Al Hilal foi com representantes do Chelsea acompanhar uma partida do campista nesta semana pelo sub-20 gremista.

Sob a tutela de Neymar Pai, o Grêmio negocia o primeiro contrato profissional de Gabriel Mec, que caminha para ser o maior da história do clube gaúcho, com uma multa de R$ 1 bilhão. A negociação vem se arrastando nas últimas semanas, mas espera-se um final feliz.
Interesse da Europa
Sempre bem avaliado por olheiros, Gabriel já despertou interesse de gigantes europeus como Arsenal e PSG. Mas é o Chelsea, da Inglaterra, que tem mais chances de contratá-lo. Representantes dos ingleses estão no Brasil e sinalizaram uma proposta de 15 a 20 milhões de euros para a joia rumar para terras inglesas quando fizer 18 anos.