
O Manchete RJ teve acesso a um vídeo que mostra uma confusão generalizada durante a fiscalização da equipe da Vigilância Sanitária de Campos, em uma clínica veterinária da cidade. Inclusive, nas imagens é possível observar que a chefe da VISA, Vera Cardoso de Melo, foi agredida durante o ato realizado na última terça-feira (16).
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro emitiu um pronunciamento desejando apoio à embaixadora do CRMV-RJ e chefe da Vigilância Sanitária de Campos. Conforme relatado pelo Conselho, Vera Cardoso realizava uma fiscalização de praxe em um estabelecimento veterinário do município de Campos, quando a proprietária do centro teria dificultado a fiscalização e agredido a chefe da VISA, empurrando-a e proferindo acusações.
CONFIRA O VÍDEO (AQUI)!
Ainda segundo o pronunciamento do CRMV-RJ, a proprietária da clínica retirou à força os documentos de interdição do estabelecimento. O Conselho relembra que anos atrás, a mesma empresária teria agredido um fiscal que exercia sua atividade laboral.
“A profissional, ao ser desrespeitada no seu exercício profissional, além de atentar a honra e a reputação desta brilhante profissional, afronta não somente a ela, mas toda classe médica veterinária do estado do Rio de Janeiro. Não mediremos esforços para assegurar que atos como este não fiquem impunes. O suporte jurídico necessário à embaixadora do CRMV-RJ neste momento delicado está sendo ofertado. Providências administrativas e jurídicas junto às autoridades competentes, para rigorosa apuração dos fatos e punição dos responsáveis, também já estão sendo tomadas. Impunidade não será tolerada”, declarou o presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves.
O Conselho ainda esclarece que entrou em contato com o prefeito, Wladimir Garotinho, “para que medidas enérgicas sejam tomadas o mais breve possível contra o estabelecimento que fere as normas sanitárias municipais.”
A reportagem do Manchete RJ entrou em contato com a Prefeitura de Campos buscando um pronunciamento a respeito do caso. Em nota, o poder executivo alegou que lamenta o ocorrido durante o trabalho de fiscalização realizado pela Vigilância Sanitária (VISA) e confirmou que um registro de ocorrência foi feito na 134ª Delegacia Policial do Centro de Campos.
Por outro lado, a equipe de jornalistas do portal também contactou o estabelecimento envolvido. A proprietária da clínica explicou que houve uma fiscalização de rotina e que a Vigilância Sanitária fez exigências para o funcionamento do local.
Todavia, a dona do estabelecimento disse que as exigências feitas pela VISA não condizem com a regularidade do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Ainda de acordo com a proprietária da clínica, a Vigilância Sanitária agiu errado em não dar um prazo para regularizar os atos ilícitos encontrados. “O certo era dar 30 dias. O que aconteceu foi a VISA interditar de vez”, disse a dona.
Com relação à agressão, a mulher alegou que tem provas que não agrediu Vera Cardoso de Melo. Ela ainda disse que providências jurídicas estão sendo tomadas para que tudo seja resolvido o mais breve possível.
Por fim, a proprietária explicou que a clínica está em funcionamento, pois os responsáveis pelo estabelecimento não podem deixar as pessoas sem atendimento.