
Apesar do Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio da Vara Única de Cordeiro (RJ), decidir pela suspensão da realização da 80ª Exposição Agropecuária do município, o prefeito Leonan Melhorante foi a público garantir que o evento irá acontecer. Segundo o MPRJ, o evento foi suspenso devido a diversas ilegalidades.
Confira o comunicado do prefeito na íntegra:
“Estamos realizando tudo de forma transparente desde o primeiro dia que assumi. Criamos o portal da transparência da Exposição de Cordeiro, que nunca houve na história. Todas as nossas licitações publicadas em Diário do Estado, da União, do Município.
Fizemos e arrecadamos para o município concessão e exploração de camarote, de estacionamento, de parque de diversões, vendas de barracas feitas por chamamento público, dinheiro este arrecadado direto para os cofres municipais.
Respeito o Ministério Público, respeito o Poder Judiciário, e reafirmo para toda a população que nós iremos cumprir toda determinação judicial e, sim, se Deus quiser, no dia 13 de julho, terá sim a nossa Exposição Agropecuária, com segurança, com legalidade e cumprindo todas as regras que determinam a lei”.
Entenda
Na quarta-feira (3), o MPRJ decidiu suspender a Expo por falhas na organização do evento, riscos à segurança da coletividade e diversas ilegalidades nos atos licitatórios para a realização da festa. A Prefeitura Municipal de Cordeiro não teria cumprido uma série de exigências legais para a contratação de rodeio, parque de diversões, camarote e serviço médico imediato, além de tentar burlar ato licitatório e prazos previamente alertados. A Prefeitura também não conseguiu a autorização do evento junto ao Corpo de Bombeiros.
A multa para descumprimento da decisão é de 100 mil reais por dia de realização do evento com descumprimento das medidas deferidas, sem prejuízo de interdição coercitiva e configuração de crime de desobediência e de responsabilidade.
As atrações musicais são de peso e conta com artistas como Zé Neto e Cristiano, João Gomes e Xande de Pilares.