
Após os moradores de São João da Barra ficarem sem luz durante toda a noite e madrugada de quinta-feira (29) para sexta-feira (1º), a concessionária Enel Distribuição Rio restabeleceu o fornecimento de energia elétrica por volta de 5h34. Segundo a Enel, o apagão veio após um desarme na rede causado pelas fortes chuvas que atingiram o município.
Confira o comunicado na íntegra:
“A Enel Distribuição Rio informa que técnicos da companhia trabalharam durante toda a madrugada na Subestação Pontinha, em São João da Barra, e às 5h34 restabeleceram a energia para todos os clientes. Um desarme que aconteceu na tarde de ontem (29/02) afetou o fornecimento de energia para alguns clientes do município durante uma forte chuva acompanhada de descargas atmosféricas. A distribuidora realizou, imediatamente, manobras e transferência de carga pela rede de distribuição, com normalização de parte dos clientes. Outras medidas emergenciais foram adotadas imediatamente, como o acionamento de equipe de manutenção de Alta Tensão e o transporte de uma Subestação Móvel, que poderia ser acionada caso necessário. A empresa acrescenta ainda que realizou um diagnóstico de unidades consumidoras que envolvem serviços essenciais, como hospitais e estações de abastecimento de água, e que entrou em contato com esses clientes para avaliar a necessidade de disponibilizar geradores.”
Na quinta-feira, a prefeitura de SJB divulgou uma nota oficial cobrando a empresa e afirmou que realizaria ações concretas contra a concessionária. A reportagem entrou em contato com o município na manhã desta sexta para saber quais medidas serão tomadas, mas ainda não obteve resposta.