
O campista Allif Barreto, multicampeão como atleta de taekwondo, adicionou mais duas medalhas à sua extensa lista de conquistas. Durante expedição na América do Norte, Allif foi campeão do Aberto do Canadá, em Vancouver, no dia 10 de fevereiro, e ficou com a medalha de bronze no US Open Taekwondo Championships, em Reno, Nevada, EUA, no último domingo (18), ambos na categoria (-87).
“As duas competições são muito importantes; o US OPEN, principalmente, é o mais disputado do mundo. Serviu para botar o jogo em prática, lutar com pessoas de continentes diferentes. Às vezes, na América do Sul, a gente acaba lutando com as mesmas pessoas. Lá, eu lutei com asiáticos, europeus; foi uma experiência muito boa. Infelizmente, perdi nos EUA para o mesmo atleta que eu ganhei no Canadá, mas são campeonatos diferentes. Lutamos com coletes diferentes, então o jogo é diferente. Independente disso, tô muito feliz com o título. Foi muito importante para mim ganhar esse campeonato no início do ano, começar 2024 com o pé direito. Com certeza, virão muitos ouros por aí”, disse Allif.

Desde 2022, o atleta integra o Programa Olímpico da Marinha (PROLIM) e define o apoio como fundamental: “A Marinha consegue me incentivar e me apoiar, para que eu consiga me manter em alto rendimento, porque é um esporte caro, exige gastos com equipamentos e viagens. Sem dúvida, é a maior apoiadora da minha carreira. Sem o apoio do PROLIM e da Marinha, os atletas estariam em condições muito defasadas”, disse o 3º Sargento da Marinha do Brasil.
Início no Esporte
Allif começou cedo; com apenas 5 anos, iniciou a sua trajetória na modalidade em um Projeto Social no Colégio Visconde, no bairro da Lapa, em Campos. De lá para cá, o atleta acumulou diversos títulos como: Campeão Brasileiro por 5 vezes, Campeão da Copa do Brasil, Campeão Sul-Americano e chegou a integrar a Seleção Brasileira de Taekwondo entre 2015 a 2022.
Sonho Olímpico
O campista começa 2024 de olho em 2028, nas Olimpíadas de Los Angeles, nos EUA. Atualmente, o atleta é o número 3 da Seleção Brasileira de Taekwondo e visa chegar à titularidade para ter a possibilidade de realizar o sonho de disputar os Jogos Olímpicos.