
Foi preso na manhã desta quarta-feira (31), Rogério Matos Lopes, de 50 anos, homem que confessou ter assassinado o empresário Renato de Souza Maciel, de 46 anos, no dia 20 de dezembro. Ele foi detido em uma loja que vende armas na Rua dos Goytacazes, na área central do município.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela justiça e cumprido por agentes do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça (GAP). “Xerife”, como Rogério é conhecido, foi encaminhado para a 134ª Delegacia Policial, em Campos, onde permanecerá preso à disposição da justiça.
Relembre o caso
No dia 22 de dezembro de 2023, Rogério Lopes se apresentou na delegacia para confessar o crime. Todavia, o homem foi liberado após ser ouvido pela polícia.
Na ocasião, Rogério alegou que atirou por legítima defesa após ver Renato armado, e que familiares sumiram com a arma dele. Já as testemunhas afirmam que não viram a arma com o empresário, mas confirmaram a discussão. O crime ocorreu na noite do dia 20 de dezembro, na Rua Oscar Machado, esquina com a Rua dos Goytacazes, no bairro IPS.
Motivo da discussão
Quatro testemunhas e o suspeito afirmaram que eles discutiram por causa de uma dívida de R$ 200 mil na compra de um carro por parte do empresário no ano de 2022. Ao explicar o caso, a delegada Natália Patrão alegou que:
“Ele estava passeando com um cachorro quando avistou o Renato, ele perguntou a mãe da filha dele se era o Renato, e a mulher confirmou. Neste momento, as testemunhas contaram que eles ficaram cerca de 30 minutos conversando. Até que em um determinado momento o Rogério falou- você quer ver eu te dar um tiro na cara?- e o Renato respondeu- dá-, então dá. E neste momento ele atirou”, contou

Foi apenas um tiro, que acertou o tórax do empresário, que não resistiu e morreu na hora. Na oitiva, Rogério Machado apresentou a arma utilizada no crime e o seu porte para utilizá-la. Ambos os itens foram apreendidos.
Câmeras do bairro não flagraram o momento do crime. Rogério estava respondendo em liberdade, até o mandado de prisão preventiva ser expedido pela justiça, e cumprido nesta quarta-feira (31).
Cronologia do caso
20 de dezembro de 2023– Renato de Souza Maciel, 46 anos, foi assassinado a tiros no bairro do IPS, em Campos
21 de dezembro de 2023- Na madrugada do crime, o principal suspeito teria confessado o assassinato nas redes sociais
22 de janeiro de 2024- Rogério Lopes, conhecido como Xerife, o principal suspeito do crime, se apresentou à polícia na presença de um advogado. Ele prestou depoimento e foi liberado logo em seguida
22 de janeiro de 2024– A delegada Natália Patrão convocou uma coletiva para explicar o caso, de acordo com Natália, uma de dívida de R$ 200 mil em compra de carro teria sido o motivo do assassinato de empresário. O suspeito também teria confessado o crime e apresentado a arma que utilizou.