
A obra do dique ao entorno do Rio Paraíba do Sul, que se rompeu na avenida XV de Novembro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, está em sua reta final. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Cidades (SEIC), em contato com o Manchete RJ, a previsão de término das obras é até o final de setembro. Ainda de acordo com a SEIC, os trabalhos estão dentro do cronograma previsto no início das intervenções.

A obra, que é realizada pelo Governo do Estado do Rio, começou no dia 21 de dezembro e está avaliada em R$ 16,8 milhões. Um relatório de vistoria do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) apontou dois possíveis fatores para queda do dique em Campos: rompimento de adutora de ou subida de nível do rio.
Trânsito em meia pista
Atualmente, o trânsito da Avenida XV de Novembro funciona em meia pista para fluxo de veículos (sentido Centro). A reportagem do Manchete RJ procurou o Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), de Campos, para saber sobre a liberação total da pista, e de acordo com o Instituto, ela só será liberada 100% quando as obras forem concluídas.
Rompimento do dique
No último dia 19 de dezembro parte do dique que margeia o rio Paraíba do Sul se rompeu, na Avenida XV de Novembro, entre as ruas Barão de Miracema e Voluntários da Pátria. O trecho corresponde a aproximadamente 200m de extensão. Durante o rompimento do dique, um carro chegou a ser arrastado e caiu no rio, mas o motorista foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros que passava pelo local.