
Por muitos anos a ExpoAgro de Campos era referência no Norte e Noroeste do Estado, apesar de ser a única que é paga, porém, com o passar dos anos o evento perdeu sua identidade e virou apenas um festival de shows.
Cidades de menor população que Campos como Cardoso Moreira, Quissamã, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara e Cordeiro oferecem ao público eventos de grande qualidade, e gratuitamente. Coisa que não acontece em território campista.
Nas redes sociais a insatisfação das pessoas com a descaracterização do evento é notória. Uma das principais queixas é o esquecimento das atividades envolvendo agricultura, visto que a ExpoAgro movimentava o agronegócio, chegando a ter o título de Exposição Estadual do Rio de Janeiro.
Outro ponto relevante foi a falência da Fundação Rural de Campos, que deixou uma lacuna fazendo com que um grande empreendimento fosse erguido próximo ao distrito de Santa Cruz. Uma mega estrutura para competições equestres, leilões, shows e eventos que são literalmente ligadas ao agro.